Entrevista a Flávio Cipriano

Flávio Cipriano, uma das grandes revelações da época de 2009. Trepador puro, o natural de Bragança, cumpriu na ASC – Vila do Conde o seu primeiro ano como ciclista e como atleta desta colectividade. Através desta entrevista “Espanhol”, como é conhecido dentro da equipa, faz o seu balanço da época e expectativas para 2010.

P: O ano de 2009 foi o teu primeiro ano com ciclismo, o que te levou a optar por este desporto?

Eu sempre gostei de bicicletas. Ao inicio era só para me divertir (fazer manobras, saltos, etc). A cerca de 2 anos, comecei a ir aos passeios, por curiosidade. Fui e gostei do espírito de convívio e dos “picanços” entre os vários elementos. Depois tive um amigo, que sem ele nunca teria chegado a ASC, vendeu-me uma bicicleta de estrada por 150euros uma b’twin. Comecei a andar e evolui a forma. Após 5 semanas fui a um passeio/prova em Bragança, as 6horas a Bragança, e acabava em alto, cerca de 14km a subir. E eu lá fui armado em ciclista, e descarreguei metade do meu grupo, conseguindo fazer 4º na chegada. E foi ai que comecei a pensar em competir, quando cheguei lá em cima foi a melhor sensação do mundo, nem acreditava que eu tinha feito aquilo. A partir desse dia, o ciclismo é a melhor coisa na minha vida. Gosto de levar o corpo até ao limite, gosto do convívio entre o pelotão e do ritmo competitivo.

P: Sendo Natural de Bragança, o que te levou a optar pela equipa ASC – Vila do Conde?

Foi através de um amigo.Tive vários convites, mas como esse amigo, o Tiago Teixeira, ia para a ASC, eu informei-me a cerca do histórico da equipa e como ele também ia. Decidi logo para onde queria ir. A melhor equipa de Portugal.

P: Que expectativas tinhas quando iniciou a época de 2009?

Quando iniciei, eram só nervos, nunca tinha estado numa prova a nível nacional. Mas levei este ano mais a brincar, comecei num escalão em que o nível de competição já é elevado, por isso, este ano foi para ganhar experiência (pois nunca tinha andado com tantas rodas pertinho de mim), mostrar as minhas qualidades e ritmo competitivo. Pois no inicio, como dizia o Sr.Ribeiro era um “maçarico”. Mas mesmo assim, as minhas expectativas um pouco elevadas para um ano de estreia, decidi que tinha de ficar nos 25 primeiros do ranking nacional, neste momento ainda não sei, mas ando lá muito perto.

P: Como te defines como ciclista?

Magrinho como sou, sem duvida alguma como trepador. (risos)

P: Quais foram os momentos mais positivos e momentos mais negativos que viveste ao longo da época?

Começo pelos momentos positivos. A volta a Portugal em toda a época foi um dos momentos mais marcantes na minha vida.Quando cheguei a minha casa ainda não acreditava que tinha feito um grande resultado. Mas todos os momentos que passei com esta equipa, foi sem duvida positivo, a ASC é como uma família. Tenho muitas recordações boas e positivas mas são tantas que faria um testamento, e isso é maçador para os leitores deste blogue.
Quanto aos momentos negativos, destaco o “grande prémio junior”, onde desisti a cerca de 10km da meta, por estupidez e porque estava doente. No ciclismo é necessário ter muita “cabeça”, e eu nesses momentos não tive. Desistir é dos fracos, e eu aprendi com o tempo.

P: Neste teu primeiro ano obtiveste um excelente 9º lugar final na Volta a Portugal Júnior/ ASC, Qual foi o segredo?

Não é nenhum segredo, simplesmente dediquei-me com tudo que podia. Como referi em anteriormente, este ano era de adaptação e sobretudo de diversão. Penso que é exagerado, alguns juniores levarem isto como se fossem já profissionais, entendo que em 2º do escalão tem que se mostrar resultados, mas com calma. “Nem oito nem oitenta”
Mas quanto a este resultado, eu apenas treinei e descansei o suficiente, embora que no dia antes de começar a volta, eu estava em Bragança com um exame escolar por fazer, nesse mesmo dia passei 8horas para chegar a Lisboa para me reunir com a equipa.
Mas foi graças a volta que as minhas ideias mudaram Aprendi muito.

P: Quais as tuas expectativa para a época de 2010?

Para este próximo ano, é o meu segundo ano deste escalão e da modalidade, por isso pretendo mostrar resultados e andar bem durante a época.
Não gosto muito de falar no que quero fazer, prefiro guardar para mim e mostrar as pessoas com resultados. Com cabeça e a treinar muito conseguirei.
Por agora, estou a fazer pela vida. (risos).

6 responses to “Entrevista a Flávio Cipriano

  1. leonelcoutinho

    Aí está o garanhão de Espanha!!! (risos XD)
    Sem dúvida alguma, um ciclista com futuro!!!
    Grande ciclisita e grande amigo =D

  2. Moreno Pereira

    Exmos. Senhores,

    Meu nome é Moreno Ribeiro, sou português e tenho 19 anos. Estive em França (onde iniciei o ciclismo de competição), no Brasil, em Portugal e actualmente resido em Espanha, com a minha irmã. Uma vez que também tenho familiares que residem em Portugal, quero encontrar uma equipe portuguesa onde possa estabelecer-me.

    O desporto tem estado presente durante toda a minha através do atletismo, natação, equitação e voleibol, no entanto, durante o ano que residi em França (2008), percebi claramente que o ciclismo é o desporto ao qual quero dedicar-me. Comecei a competir com uma equipe de sub 23/Elite da cidade de Valreás e com o Clube de Ciclismo de Vaison La Romaine, em França. Foi na equipe de Valreás onde obtive os melhores resultados, mas como corredor júnior treinado com uma equipe de sub23, não tive oportunidade de correr tudo o que poderia. Participei de algumas corridas, entre quais obtive várias victorias.

    O ciclismo é a grande paixão da minha vida e, uma paixão não se trava, nem se escolhe. Estive e estou disposto a dar tudo por essa paixão. Desde que sai de França e, sem equipe em Espanha, tenho seguido um plano de treinamento com sessões diárias de 5 horas, todos os dias da semana. Estarei voltando para Portugal agora em Outubro, portanto estarei disponível para locomover-me para onde seja.

    Tenho consciência que só se conseguem victorias com muito esforço e suor. A disciplina e a concentração são a base para um trabalho bem conseguido, ao qual me entreguei com muita seriedade.

    Soube que os senhores estarão criando uma equipa em categoria sub-23 para o ano de 2010, se assim for, peço-lhes que respondam a essa mensagem para que pudesse vos demostrar minhas qualidades como ciclista.

    Desde já agradeço a atenção dispensada.
    Com os melhores cumprimentos,

  3. Moreno Pereira

    Segue meu email de contato também.
    moeventura@gmail.com

  4. Cipriano o melhor ciclista que há!
    Andas-le a dar bue continua assim e vais ser um dos melhores!

  5. boa amigo é assim mesmo!! Amigo e conterraneo, tamos cá para te apoiar!

  6. força campeão….

    tudo começou com as coças que te dava e agora não colo na tua roda!
    tu tinhas razão!!!!

    tens tudo mas tudo para ser o melhor…

    se no teu primeiro ano surpreendeste…então digo-te amigo….
    não ha quem te ponha as mãos…

    treina ao maximo…

    abraço

Deixe uma Resposta

