Vizela recebeu a 2ª etapa Nacional e Campeonato do Minho de Ciclocrosse

Foi neste Domingo dia 13 de Dezembro que o Corta-Mato de Bicicleta (ciclocrosse) se deu a reconhecer em Vizela, um dos mais jovens concelhos de Portugal. A zona ribeirinha do Parque das Termas de Vizela, foi o palco escolhido para a construção do circuito tipico de ciclocrosse que no final consagrou os Campeões do Minho e os vencedores da segunda etapa da Taça de Portugal.

Lembramos que o ciclocrosse (corta-mato de bicicleta) é uma vertente de inverno do ciclismo disputada em circuitos com obstáculos (naturais ou artificiais) que por vezes obrigam os atletas a desmontar e a carregar a bicicleta. Exigentes dos pontos de vista técnico e físico, os percursos de Ciclocrosse integram zonas de terra, lama, areia e até estrada. Ver exemplo da dificuldade num dos obstáculos do circuito no seguinte vídeo; clicar AQUI.
Com forte implantação na Europa e bastante praticada em Portugal até inícios da década de 90, o Ciclocrosse está a ressurgir no nosso País por força da aposta da Federação Portuguesa de Ciclismo.

A União Ciclista de Vila do Conde através das suas equipas de XCO de competição desde o início aderiu com entusiasmo ao renascer do ciclocrosse no nosso País, e neste Domingo foi novamente a maior de todas as representações com atletas em todas as categorias, ressalvando a particularidade novamente da classe de juvenis das escolas de ciclismo com cinco atletas, dando o exemplo e esperamos que sirva de incentivo para mais jovens aparecerem a participar.

No resumo competitivo podemos afirmar que esta etapa foi novamente positiva com pódios em quase todas as categorias, alguns partilhados com a presença de dois atletas da ASC/Focus Team/Vila do Conde como foi o caso das sub 23 femininas, cadetes femininas e por último com uma nota interessante nos juvenis que foi partilhado por uma feminina entre dois masculinos por força dos regulamentos que nesta classe não fazem diferenciação de gênero. Na classe rainha, nos elites masculinos o nosso chefe de fila Mário Costa sofreu um furo num momento de recuperação para os atletas da frente que estavam muito equilibrados no andamento. Valeu a situação para acertar melhor a rápida técnica do apoio mecânico por parte da nossa equipa.

No final ficamos também com muito orgulho pelos nossos atletas minhotos conquistarem lugares nos pódios dos Campeões do Minho assim como títulos de Campeões Regionais do Minho de Ciclocrosse como foram os casos de Joana Monteiro Elite feminina, Abel Machado Master B, Marta Branco Sub23 feminina e no segundo lugar Joaquim Sá Master C, Liliana Lopes Master feminina, Nuno Costa Junior e no terceiro lugar Paulo Branco Master B.

A próxima prova de ciclocrosse será o Campeonato Regional do Porto no dia 3 de Janeiro em Modivas – Vila do Conde. A terceira e última etapa pontuável para a Taça de Portugal de Ciclocrosse vai disputar-se em Sobrado, Valongo, no dia 17 de janeiro. Uma semana antes no dia 10 de Janeiro, em Paredes, será discutido o Campeonato Nacional.

Classificações, clicar AQUI
Fotos UVP-FPC.
Fotos Associação Ciclismo do Minho.
Artigo na UVP-FPC.
Artigo na ACMinho.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s